terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

RECEITA DE - Bolo do Papai Noel

Ingredientes

Massa:
2 e ½ xicara (chá) de farinha de trigo
2 xicara (chá) de açúcar
1 xicara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento
½ colher (chá) de sal
200 gramas de manteiga ou margarina
3 ovos

Recheio:
1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
1 e ½ xicara (chá) de nozes
2 xicara (chá) de açúcar
1 xicara (chá) de água
Figos em calda, cerejas e passas picadas

Modo de Preparo

Massa:
Caramelizar 1 xícara de açúcar até ficar marrom claro. Juntar o leite e deixar ferver em fogo brando, até dissolver o açúcar. Deixar esfriar. Fazer um creme com a outra xícara de açúcar, a manteiga e as gemas. Juntar a farinha, o fermento e o sal, peneirados juntos. Acrescentar o leite caramelizado, bater bem e misturar lentamente as claras em neve. Assar em forno moderado por 35 minutos em 2 fôrmas de 20 cm de diâmetro.

Recheio:
Caramelizar as 2 xícaras de açúcar até ficarem marrom claro. Juntar a água, a manteiga e as nozes, os figos, as cerejas e as passas picadas. Deixar em fogo brando até ficar como mel. Rechear o bolo.

Cobertura:
Decorar com figos verdes em calda, amêndoas, nozes e cerejas.

RECEITA DE - Bolo de Natal

Ingredientes
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de Xerez
1 e 1/3 xicara (chá) de açúcar mascavo
2 xicara (chá) de farinha de trigo
150 gramas de frutas cristalizadas
150 gramas de uvas-passa
100 gramas de nozes moídas
1 pitada de canela em pó
1 pitada de cravo em pó
1 pitada de noz moscada
150 gramas de manteiga
3 ovos


Modo de Preparo
Ligar o forno em temperatura média (180 graus). Colocar a manteiga e o açúcar numa batedeira e bater até obter um creme branco e volumoso. Acrescentar os ovos, um a um, e continuar batendo até obter um creme homogêneo. Acrescentar a farinha de trigo, as nozes moídas e bater por mais alguns instantes. Desligar a batedeira e acrescentar os ingredientes restantes. Mexer bem com uma colher até obter uma massa homogênea. Colocar a massa numa forma, para pão, untada com manteiga e farinha. Levar o bolo ao forno preaquecido e deixar assar por 70 minutos ou até que fique pronto. Para verificar se o bolo está assado, espete um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo, o bolo está no ponto. Retirar o bolo do forno e esperar esfriar. Desenformar e servir.

RECEITA DE - Bolachas doces de Natal

Ingredientes
1 colher (chá) de baunilha (opcional)
1/8 colher (chá) de noz-moscada
¾ colher de manteiga amolecida
1 colher (chá) de fermento
2 colher (sopa) de leite
2 colher de farinha
1 colher de açúcar
1 ovo

Cobertura:
2 copos de açúcar confeiteiro
1 clara em neve
corantes

Modo de Preparo
Bater bem a manteiga com o açúcar, juntar o ovo e o restante dos ingredientes. Embrulhar em papel vegetal e deixar na geladeira por 1 hora. Numa superfície untada esticar a massa e cortar da forma desejada. Colocar numa forma não untada e levar ao forno por aproximadamente 6 minutos.

Cobertura:
Misturar o açúcar com colher da clara até obter a consistência desejada. Adicionar em porções as cores que pretende utilizar. Mantenha a tigela coberta com uma toalha úmida para o açúcar não secar. Para fazer decorações de Natal com esta massa adicionar ½ copo de farinha para obter uma massa mais grossa e poder moldar.

RECEITA DE - Biscoitinhos de castanha-do-para

Ingredientes
2 xicara (chá) de açúcar de confeiteiro para passar os biscoitos
2 xicara (chá) de castanha-do-pará triturada
1 e ½ xicara (chá) de farinha de trigo
1 xicara (chá) de açúcar
200 gramas de amido de milho
250 gramas de margarina
Margarina para untar
1 ovo

Modo de Preparo
Na batedeira, bater a margarina, o açúcar, o ovo e o amido de milho até ficar homogêneo. Retirar e acrescentar as castanhas e a farinha, misturando bem. Fazer os biscoitos no formato de castanha. Colocar em uma assadeira untada, levar ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos, ou até que esteja assado e levemente dourado. Retirar do forno, passar no açúcar de confeiteiro. Deixar esfriar e guarde em pote hermeticamente fechado.

RECEITA DE - Batata-Doce com maçãs

Ingredientes
½ xicara de açúcar mascavo, apertado na xícara
2/3 xicara de vinho tipo madeira ou Porto
½ xicara de suco de limão
½ xicara de manteiga
½ colher (chá) de canela em pó
6 maçãs vermelhas argentinas, cortadas em cubos, sem sementes e sem casca
1 quilo de batata-doce

Modo de Preparo
Numa panela com bastante água, acrescentar as batatas e levar ao fogo até cozinharem e ficarem macias. Escorrer, deixar esfriar, retirar a casca e corte-as em cubos. Numa panela grande, aquecer a manteiga, juntar as maçãs e cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, por 3 minutos ou até ficarem macias. Aumentar o fogo, adicionar o suco de limão, o açúcar mascavo, a canela e o vinho e deixar ferver. Abaixar o fogo e cozinhar por mais 3 minutos. Adicionar as batatas e misturar delicadamente por 2 minutos, tendo o cuidado para não quebrá-las. Servir morno.

RECEITA DE - Arroz de natal

Ingredientes
½ xicara (chá) de nozes moídas
¼ xicara (chá) de uvas passas
2 xicara (chá) de arroz
Cerejas para enfeitar


Modo de Preparo
Fazer a sua moda 2 xícaras (chá) de arroz branco (somente adicionando, sal, cebola e alho, não exagerar nos temperos). Após o arroz estar pronto e morno, transferir para um refratário de vidro e misturar nozes passadas pelo processador, uvas passas e decorar com cerejas para dar um toque todo natalino. Pode acompanhar peru ou tender.

RECEITA DE - Arroz com champignon

Ingredientes
1 e ½ colher (sopa) de tomilho picado
2 colher (sopa) de margarina light
1 xicara (chá) de caldo de galinha
3/4 xicara (chá) de arroz
100 gramas de champignon em lâminas
Salsa picada para salpicar
1 cebola pequena picada


Modo de Preparo
Em um refratário, misturar todos os ingredientes, cobrir com água e levar ao microondas, em potência alta, por 10 minutos ou até ferver. Mexer e cozinhar, em potência média, por mais 30 minutos ou até o arroz cozinhar e secar. Deixar descansar por 5 minutos. Salpicar com salsa picada.

RECEITA DE - Purê de Maçã Verde

Ingredientes
Preparo: 15 minutos
Rendimento: 1 porção

4 maçãs verdes descascadas e picadas
2 colher (sopa) de suco de limão
4 colher (sopa) de vinho branco
4 colher (sopa) de açúcar
sal e pimenta-do-relno moída na hora a gosto


Modo de Preparo
Bater no processador as maçãs, o suco de limão, o vinho e o açúcar at0 obter uma mistura homogênea. Retirar e transferir a mistura para uma panela. Levar ao fogo e cozinhar, mexendo de vez em quando, até obter um purê levemente encorpado. Acertar o sal, retirar do fogo, colocar em uma tigela e polvilhar a pimenta moída. Se preferir, decorar com sementes de papoula.

RECEITA DE - Peito de Peru com Brandy e Amêndoas


Ingredientes
Preparo: 40 minutos
Rendimento: 10 porções

10 filés de peito de peru (cerca de 1 quilo)
3 colher (sopa) de suco de pêssego
3 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher(sopa) de molho inglês
3 colher (sopa) de brandy
½ xicara (chá) de ervas (manjericão, salsinha, alecrim e sálvia) picadas
1 xicara (chá) de amêndoas descascadas
sal e pimenta-do-reino preta moída grosseiramente a gosto
2 dentes de alho amassados

Modo de Preparo
Lavar os filés, secar com toalha de papel, retirar as aparas, corte em tiras e colocar em uma tigela. Temperar com o alho, o azeite de oliva (reservar 1 colher de sopa), o brandy, o suco de pessêgo, o molho inglês, as ervas, o sal e a pimenta-do-reino. Misture bem, cobrir a tigela com filme plástico e levar à geladeira por 15 minutos para descansar. Enquanto isso, cortar as amêndoas em lascas finas e tostar em uma frigideira grande, sem parar de mexer. Retirar e reservar. Na mesma frigideira, aquecer o azeite reservado, juntar as tiras de peito de peru e fritar até dourar. Em seguida, regar a carne com o tempero e volte ao fogo até ferver. Por último, acertar o sal e adicionar as amêndoas. Retirar do fogo e servir em seguida.

A importância do réchaud
Os pratos quentes devem ser colocados sobre um réchaud, um fogareiro pequeno que conserva a temperatura da comida. Escolher pratos fáceis de serem servidos e já cortados. Seus convidados ficarão mais à vontade.

RECEITA DE - Frutas Vermelhas Gratinadas



Ingredientes
Preparo: 40 minutos + o tempo de forno
Rendimento: 16 unidades

100 gramas de cerejas frescas
10 morangos
2 xicara (cha) de amoras frescas
2 xicara (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de canela em pó
6 colher (sopa) de açúcar
16 minitortinhas mil-folhas (massa pronta e assada)
hortelã para decorar
2 gemas peneiradas


Modo de Preparo
Dissolver em uma panela o amido de milho em ½ xícara (chá) de leite. Em seguida, acrescentar as gemas, o leite restante, o açúcar e a essência de baunilha e misturar bem. Levar ao fogo baixo e cozinhar, sem parar de mexer, até obter um creme encorpado. Retirar do fogo e deixar amornar por 15 minutos. Ligar o forno à temperatura média. Distribuir as frutas sobre as tortinhas e cobrir com o creme. Dispor as tortinhas em uma forma retangular de 33 cm x 23 cm e levar ao forno por 20 minutos, ou até dourar. Retirar do forno e polvilhe a canela em pó e o açúcar de confeiteiro. Decorar com folhas de hortelã. Servir quente ou frio.

RECEITA DE - Arroz com Camarão

Ingredientes
Arroz
1 quilo de camarão
½ xícara de (chá) de azeite
2 cebolas raladas
1 vidro de leite de coco
1 lata de palmito

Modo de Preparo
Refogar o arroz com óleo de oliva bem quente; juntar cebola batida ou ralada, sal, alho e deixar cozinhar com pouca água Cozinhar o palmito picado na própria água, até deixar secar. Misturar o palmito com o arroz já cozido, despejando-o em forma bem untada, deixando esse arroz em banho-Maria. À parte, refogar os camarões num molho feito com o azeite, cebolas raladas, cheiro-verde, sal e pimenta. Deixar ferver 5 minutos, juntar o leite de coco e ferver mais alguns minutos, até os camarões amaciarem. Desenformar o arroz e sobre ele, despejar o refogado de camarão.

RECEITA DE - Arroz com Bacon

Ingredientes
3 xicara de arroz
300 gramas de bacon
2 tabletes de caldo de galinha
cebolinha e salsinha verde
2 cenouras médias raladas
2 cebolas médias picadas
3 dentes de alho picados
1 pimentão verde picado
1 lata de milho (opcional)
6 ovos inteiros
sal a gosto
azeite

Modo de Preparo
Cozinhar o arroz normalmente e reservar. Deixar esfriar. Em uma panela grande, colocar um pouco de azeite, fritar o bacon. Quando estiver bem douradinho, acrescentar a cabola, o alho e o pimentão. Fritar bem. Colocar os caldos de galinha e depois de frito, empurrar para um lado da panela essa mistura e no espaço vazio da panela, fritar a cenoura e se quiser o milho também. Depois de pronto, misturar tudo e deixar num cantinho da panela novamente. No espaço vazio, colocar um pouquinho mais de azeite e quebrar os ovos. Mexer bem os ovos e depois de cozidos, misturar tudo e acrescentar o temperinho verde e a cebolinha. Depois de tudo pronto, misturar com o arroz já cozido.

RECEITA DE - Arroz Colorido

Ingredientes
2 colher (sopa) de óleo
3 colher (sopa) de cebolinha verde picada
½ xicara (chá) de cenoura em cubinhos pequenos
½ xicara (chá) de vagem picada
½ xicara (chá) de presuntos em cubinhos
1 xícara e meia (chá) de arroz, lavado e escorrido
2 tabletes de caldo de legumes e verduras
2 ovos

Modo de Preparo
Em uma panela grande, aquecer o óleo e refogar a cenoura. Juntar os ovos, mexendo delicadamente até fritá-los. Acrescentar a vagem, presunto, o arroz e refogar mais um pouco. Despejar 3 xícaras (chá) de água fervente, acrescentar o caldo de legumes e mexer até que o caldo se dissolver completamente. Abaixar o fogo e deixar cozinhar com a panela parcialmente tampada por cerca de 20 minutos, até secar. Retirar do fogo, tampar a panela e deixar por mais cerca de 5 minutos. Misturar a cebolinha e servir a seguir.

RECEITA DE - Arroz chinês

Ingredientes
2 colher (sopa) de óleo de gergelim
2 xicara de arroz branco cozido
½ pimentão vermelho (cortados em quadradinhos bem pequenos)
½ pimentão verde (cortados em quadradinhos bem pequenos)
200 gramas de presunto cozido cortado em cubinhos
3 talos de cebolinha verde cortados em viés
2 ovos

Modo de Preparo
Aquecer o óleo numa frigideira de fundo largo e bordas altas. Despejar os ovos ligeiramente batidos e mexer com uma colher de pau até que fique fritos e soltos. Acrescentar o presunto, os pimentões e refogar por mais 5 minutos. Juntar a cebolinha verde e sobre esta mistura, despejar o arroz cozido, misturando bem. Cozinhar por mais 3 minutos, apenas para aquecer o arroz. Servir em seguida.

RECEITA DE - Arroz a moda Baiana

Ingredientes
1 copo duplo de arroz
1 xicara (chá) de açúcar granulado
1 xicara de óleo
250 gramas de castanha de cajú
1/5 quilo de banana nanica madura
½ quilo de linguiça calabresa
½ quilo de carne de sol
250 gramas de bacon
½ pacote de couve

Modo de Preparo
Fritar todos os ingredientes, fazer o arroz à parte. Queimar o açúcar e mistura todos os ingredientes em uma panela. Servir em seguida.

RECEITA DE - Arroz ao creme de leite com carne

Ingredientes
1 e ½ xícaras de (chá) de arroz
3 colheres de (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho, cortados em pedacinhos e amassados
300 gramas de coxão mole, cortado em pequenas tirinhas
1 colher de (sopa) de óleo de soja
1 colher (chá) de orégano
1 colher (chá) de cominho
1 lata de creme de leite
Rúcula a vontade para enfeitar
1 cebola pequena

Modo de Preparo
Em uma panela aqueça uma colher de (sopa) de óleo e refogue o arroz. Adicione três xícaras de (chá) de água fervente. Cozinhe em fogo alto por aproximadamente 15 minutos. Retire a panela do fogo e deixe-a tampada por uns 10 minutos. Em uma frigideira, aqueça o azeite de oliva, junte a cebola, o alho, o orégano e o cominho até dourar. Após junte a carne e deixe fritar até ficar dourada. Acrescente o creme de leite e depois o arroz. Misture bem. Retire do fogo, passe para uma travessa. Enfeite ao redor com rúculas e pequenas folhas por cima.

RECEITA DE - Arroz alemão

Ingredientes
2 xícaras de (chá) de arroz
2 xícaras de (chá) de champignons frescos
2 xícaras de (chá) de caldo de legumes
1 xícara de (chá) de salsicha hot dog
1 colher de (sopa) de cebola picada
1 dente de alho amassado
½ xícara de (café) de alecrim
½ xícara de (café) de hortelã
½ xícara de (café) de manjericão
½ xícara de (café) de óleo
350 ml de cerveja preta
Sal a gosto

Modo de Preparo
Corte a salsicha em rodelas. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Junte o arroz, o alecrim, a hortelã, o manjericão, os champignons e deixe refogar. Quando o arroz estiver quase pronto, adicione a salsicha em rodelas. Deixe terminar de cozinhar e sirva a seguir.

RECEITA DE - Arroz ao Forno

Ingredientes
4 xicara de água fervente
2 xicara de arroz cru
2 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
2 colher (sopa) de manteiga ou margarina
2 cubos de caldo de galinha
2 ovos batidos
2 tomates
sal

Modo de Preparo
Bater os ovos, misturar ao arroz com queijo e a manteiga. Dissolver os cubos de caldo de galinha na água fervente e juntar ao resto, mexer bem, até derreter a manteiga. Colocar em forma untada, enfeitar com fatias de tomate e assar em forno moderado, durante 1 hora. Servir quente.

RECEITA DE - Arroz à moda caipira

Ingredientes
2 xícaras de (chá) de arroz
2 coxas sem pele e sem osso em pedaços
2 sobrecoxas sem pele e sem osso em pedaços
¼ xícara de (chá) de cheiro verde picado
1 colher de (sopa) de açafrão em pó
1 linguiça calabresa em pedaços
4 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho picado
1 cubo de caldo de galinha
3 xícaras de (chá) de água
1 lata de seleta de legumes
¼ xícara de (chá) de óleo
1 cebola picada

Modo de Preparo
Em uma panela grande, aqueça o óleo e doure a cebola, o alho, o pimentão, as coxas e as sobrecoxas. Adicione a linguiça, o arroz, o açafrão e refogue rapidamente. Despeje o caldo de galinha dissolvido na água e mexa. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 15 minutos ou até o arroz ficar macio. Adicione a seleta de legumes, misture, decore com o cheiro verde e sirva com salada de alface.

RECEITA DE - Arroz à grega com filé mignon

Ingredientes

Arroz à grega:
2 xícaras de (chá) de arroz branco cozido
2 colheres de (sopa) de cebola picada
1/3 xícara de (chá) de cenoura ralada
2 colheres de (sopa) de salsinha picada
½ xícara de (chá) de ervilha fresca
4 colheres de (sopa) de azeite
½ xícara de (chá) de vagem

Medalhão de filé mignon:
Filé mignon
Bacon fatiado
Óleo
Sal

Molho madeira:
Vinho tipo madeira
Creme de leite fresco
Sal

Legumes grelhados
Abobrinha italiana
Cenoura
Berinjela
Cebola
Azeite
Orégano
Alho
Sal


Modo de Preparo


Arroz à grega:
Prepare o arroz de forma convencional e reserve 2 xícaras (sugerimos usar arroz do dia anterior). Corte a vagem em pedaços pequenos e rale a cenoura. Em uma panela, aqueça o azeite e em seguida junte a cebola, deixando refogar um pouco. Adicione então a cenoura, a vagem e a ervilha fresca. Refogue tudo por 5 minutos. Desligue o fogo e acrescente o arroz e a salsinha. Misture bem e sirva.

Legumes grelhado:
Bata no liquidificador os seguintes ingredientes: azeite, orégano e o alho, até formar uma pasta e reserve. Corte os legumes no sentido do comprimento e a cebola em rodelas. Passe os legumes no tempero e depois adicione o sal, salpicando por cima dos dois lados. Coloque os legumes numa grelha de ferro bem aquecida (no fogão). Deixe grelhar por 2 minutos de cada lado. Tomando cuidado pra não queimar. O legume não pode ficar mole, deve fica “AL dente”.

Medalhão de filé mignon:
Enrole cada medalhão com uma fatia de bacon. Prenda com um palito ou barbante. Tempere-os com sal. Coloque-os para fritar numa frigideira de inox, bem aquecida com um fio de óleo.

Molho madeira:
Na mesma panela onde foi grelhado o medalhão, coloque o correspondente a 1 xícara de vinho. Deixe reduzir a 2 colheres. Adicione ½ xícara de creme de leite e acerte o sal.

RECEITA DE - Arroz à Caçador

Ingredientes
750 gramas de arroz
1 coelho de tamanho regular
5 colher (de sopa) de azeite
1 chouriço cortado às rodelas
1 cebola grande bem picada
2 dentes de alho bem picados
2 grãos de pimenta
1 folha de louro
1 ramo de salsa
Sal ao paladar
Água

Modo de Preparo
Colocar numa panela o azeite com a cebola e, quando esta ficar loira, juntar o chouriço, o alho, o louro, a salsa e a pimenta e deixar apurar um pouco. Incorporar então o coelho convenientemente preparado, que deve refogar até ficar bem loiro, voltando-o de todos os lados; temperar de sal e adicionar, pouco a pouco, a água suficiente para a calda deixando cozinhar até o coelho estar cozido sem ser demais; medir a calda depois de pronta, que deve ter aproximadamente 1 litro e meio. Adicionar então o arroz ao refogado, que deve estar a ferver, e, logo que levante fervura, tampar e ir ao no forno para secar.

RECEITA DE - Arroz 7 Camadas

Ingredientes
2 copos (americano) de arroz cru, lavado e escorrido
1 camada de molho vermelho, feito com ½ quilo de carne moída
2 copos (americano) de água fervendo
1 camada de bastante cebola picada
1 camada de cenoura batidinha
1 pimentão picado em rodelinhas finas
1 camada de milho verde
Bacon

Modo de Preparo
Alternar todas as camadas acima e cobrir com fatias de bacon. Na hora de assar, colocar aproximadamente 2 copos de água fervendo. Jogar a água vagarosamente para não desmanchar as camadas. Não colocar óleo.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Receita de: Bolo de chocolate com iogurte


Ingredientes

1 xícara chá de leite morno
3 ovos
2 colheres de sopa de margarina derretida
1 potinho de iogurte natural
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de chocolate em pó
1 cálice de rum
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de Preparo

Bata bem todos os ingredientes no liqüidificador, primeiro os líquidos, depois o açúcar, a farinha e por último, o fermento
Coloque em uma forma redonda, untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo
Asse em forno médio (180º), pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar

Receita de: Bolo de cenoura, laranja, iogurte, aveia e mel

Ingredientes

100g de manteiga em temperatura ambiente
3 cenouras cruas picadas
½ xícara de casca de laranja picada
4 ovos
1 copinho de iogurte natural
2 xícaras de açúcar
½ xícara de mel puro
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
4 colheres de sopa de aveia em flocos
Cobertura:
Cobertura de chocolate industrializada ou faça a calda de chocolate do bolo tradicional

Modo de Preparo

1- Bata no liquidificador a cenoura, casca de laranja , iogurte, mel, manteiga, açúcar e ovos, até ficar bem batido
2- Fora do liquidificador , junte a farinha peneirada com o fermento ou use a farinha especial para bolos que já vem com fermento
3- Coloque em uma assadeira refratária retangular untada e polvilhada com aveia em flocos
4- Cubra com a calda de chocolate
Dica : experimente colocar fios de calda de chocolate na massa crua , já na assadeira e fazer desenhos com um palito , asse assim, fica todo mesclado

Receita de: Torta de camarão Deusa do Mar


Ingredientes

Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
200 g de margarina
1 colher de sopa de fermento
1 colher de chá de sal
250 ml de leite
Recheio:
4 colheres de azeite
1 cebolona ou 2 médias picadinhas
5 tomates picadinhos
1 kg de camarão
Salsinha a gosto
Pimenta a gosto
Sal a gosto
2 colheres de farinha de trigo
Cobertura:
1 caixa de catupiry
1 refratário de uns 15 cm de diâmetro ou forma bonita que possa ir à mesa, ou forma de desemontar

Modo de Preparo

1- Primeiro faça o recheio e deixe esfriar bem antes de usar
3- Coloque na panela o azeite e nele refogue a cebola, junte o tomate, os temperos e junte o camarão
4- Quando o camarão mudar de cor (mostrando que está cozido), retirar um pouco do líquido de se forma, desprezar esse líquido, na panela polvilhar essas 2 colheres de farinha de modo que fique um recheio cremoso e bem úmido
5- Deixe esfriar
Massa:
1- Coloque em uma tigela a farinha, o fermento, o sal, e a manteiga e mexa bem, junte o leite até que fique uma massa gosmenta, misture bem
2- Jogue no refratário e arrume com uma colher que você vai molhando na água, no fundo e nas laterais da forma (fica massa meio grossa, mas ela é deliciosa)
Montagem:
1- Sobre a massa coloque o recheio e com a colher molhada, arrume a lateral da forma de modo que ela fique uma bordinha sobre o recheio para o lado de dentro
2- Com uma colher de café e o catupiry meio amolecido (deixe fora da geladeira quando começar a fazer a torta) coloque bolotinhas dele sobre todo o recheio, fazendo um desenho bonito
3- Leve para o forno pré-aquecido e deixe assar por uns 45 minutos em forno médio, ou até dourar

Receita de: Bife à Milanesa


Ingredientes


1/2 kg de bifes ( patinho, alcatra, mignon )
3 ovos batidos
farinha de rosca
farinha de trigo
3 dentes de alho amassados ( opcional)
sal e pimenta do reino à gosto
Modo de Preparo

1- Tempere os bifes, bata os ovos em um prato fundo
2- Em outro prato coloque a farinha de rosca
3- Em outro prato o trigo
4- Em seguida, passe-os em farinha de trigo, em ovos batidos e, por último, em farinha de rosca
5- Frite os bifes mergulhando em óleo numa frigideira até que fiquem dourados
6- Ao retirar da frigideira coloque os bifes em papel absorvente para que a gordura em excesso seja absorvida
Informações Adicionais
Para fazer frituras como batatas, pastéis, coxinhas,mais sequinhas basta tirar um palito de fósforo da caixa e jogar direto na frigideira com o óleo ainda frio. Ligue o fogo, quando o palito de fósforo acender sozinho na frigideira, o óleo está na temperatura ideal para fritar o alimento desejado.Procure fritar os bifes de 1 em 1 ou no máximo 2 em 2 para fritar direito sem ficar encharcado de óleo.

Receita de:

Receita de: Brownie com Damasco Bêbado


Ingredientes


2 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
12 colheres de sopa de chocolate em pó
8 colheres de sopa de cacau em pó
4 xícaras de chá de açúcar
2 pitadas de sal
8 ovos
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de manteiga derretida
2 colheres de café de fermento em pó
2 colheres de café de essência de baunilha
500g de damasco cortado em cubinhos
2 xícaras de cachaça de boa qualidade


Modo de Preparo


1- Em uma frigideira, coloque os damascos e a cachaça para cozinhar até que evapore quase toda a bebida, reserve
2- Combine os ingredientes secos [exceto o fermento] e adicione os demais misturando manualmente, até obter uma massa homogênea
3- Acrescente o fermento ao final
4- Coloque em uma fôrma untada com manteiga e coberta com papel-manteiga
5- Asse no forno, a 150° por cerca de 45 minutos
6- Tire do forno, corte em quadrados e sirva com o sorvete de sua preferência
7- Informações Adicionais
Dica: o Brownie está pronto quando ao espetar um fósforo nas beiradas sai limpo e no centro sujo.

RECADOS






quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

RECEITA DE - Costelinha caipira

Ingredientes
1 quilo de costelinha de porco
1 xicara (chá) de tomate sem sementes picados
2 colher (sopa) de óleo
1 quilo de batatas cortada em cubos
2 dentes de alho bem amassados
Sal, pimenta do reino a gosto
100 ml de molho de coco
100 ml de caldo de carne
Cheiro verde a gosto
Suco de 1 limão
½ litro de água
1 cebola ralada

Modo de Preparo
Limpar bem as costelinhas, depois temperar com suco de limão, sal, pimenta. Deixar no tempero por 10 minutos. Cozinhar a batata, depois de cozidas reservar. Em uma panela, colocar o óleo, juntar a cebola, alho e deixar dourar, adicionar as costelinhas e refogar bem, em seguida colocar molho de coco, tomate, caldo de carne e misturar bem. A seguir juntar a batata e a água até cobrir os ingredientes, tampar a panela, deixar cozinhar até a batata ficar macia. Quando tiver com pouco caldo colocar o cheiro verde, verificar o tempero do sal, deixar mais alguns minutos no fogo mais ou menos 3 minutos. Retirar, servir acompanhado com arroz.

RECEITA DE - Costela assada

Ingredientes
2 quilos de costela de suíno
1 colher (chá) de mostarda em pasta
1 colher (chá) de molho inglês
200 gramas de azeitonas (para recheio)
1 copo de vinho branco seco
2 folhas de louro
Óleo
Alho
Cebola
Pimenta-do-reino
Sal

Modo de Preparo
Furar as costelas com a ponta de uma faca e rechear com as azeitonas. Temperar com sal, pimenta, alho socado, mostarda e cebola picada. Colocar numa vasilha e regar com o molho inglês e o vinho branco. Espalhar o louro picado por cima e deixar repousar durante 3 ou 4 horas no tempero. A seguir, colocar numa assadeira, pincelar com bastante óleo e levar ao forno regular. Regar freqüentemente com o tempero em que esteve e com o molho que formar na assadeira, até as costelas ficarem bem assadas e douradas. Servir o molho numa molheira à parte.

RECEITA DE - Costela de Porco ao Forno

Ingredientes
1,700 gramas de costela de porco
½ xicara de vinho branco
3 cubos de caldo de carne
suco de 1 limão
pimenta-do-reino

Modo de Preparo
Aquecer o vinho e dissolver o caldo de carne. Juntar o limão e a pimenta-do-reino. Passar o tempero em toda a superfície da carne. Deixar descansar por 1 hora. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno quente por 30 minutos, regar com o molho da assadeira. Retirar o papel alumínio, virar a carne e deixar por mais 30 minutos. Servir acompanhada de batata assada com casca, recheada com queijo cremoso e salpicada com cebolinha verde.

RECEITA DE - Churrasco de costela na panela de pressão

Ingredientes
2 quilos de costela bovina (ripa)
1 quilo de lingüiça toscana de porco

Modo de Preparo
Em uma panela de pressão, colocar a costela com o osso virado para baixo, até cobrir o fundo da panela, e por cima da 1º camada de costela, colocar a lingüiça, lembrando de furar com um garfo ou faca. Fazer camadas intercalando costela e lingüiça até que terminar ambos. Colocar em fogo alto, e quando começar a dar pressão, contar 40 minutos. Está pronto o churrasco de panela.

RECEITA DE - Churrasco de alcatra

Ingredientes
10 bifes de alcatra
sal grosso a gosto


Modo de Preparo
Salpicar a carne de ambos os lados. Colocar em um braseiro forte por 10 minutos, ou até a carne soltar da grelha. Virar a carne para churrasquear. Servir em seguida.

RECEITA DE - Chimarrão

Modo de Preparo

1º) Colocar a erva-mate na cuia, aproximadamente até 2/3 de sua capacidade.

2º) Tampar a boca da cuia com a mão, e virar com a boca para baixo. Fazer leves movimentos para cima e para baixo.

3º) Inclinar a cuia mais ou menos 45º e retirar a mão, fazendo com que os palitos da erva fiquem na parte inferior (cestinho da cuia), formando uma trama que facilitará a entrada de água na peneira da bomba.

4º) Na mesma posição anterior, despejar água fria ou morna (água fervente queima o mate, dando um gosto amarguento) até encima da erva, que não deverá ser molhado. Aguardar até que a água seja absorvida (2 a 3 minutos).

5º) A colocação da bomba é um momento decisivo no preparo de um bom chimarrão. Tapando o bocal com o polegar, introduza a bomba no lado cheio d'água da cuia, até o fundo do cestinho. Com movimentos de pulso, procurar a melhor posição, para que a bomba fique firme. Retirar o polegar e observe o nível da água, que deve baixar alguns milímetros. Isso prova que o chimarrão está desentupido.

6º) Com a cuia na posição vertical, colocar água quente. A temperatura ideal da água é 64 graus, obtida quando a chaleira começa a chiar.

7º) Pronto. O primeiro mate pode ser ingerido, não há nada de mal nisso, porém alguns mateadores costumam cuspi-lo fora até ouvir o "ronco" da cuia. Isso porque o primeiro mate não é o mais saboroso e a bomba retém resíduos de pó da erva.

RECEITA DE - Bolo de Milho Especial

Ingredientes
1 colher (sobremesa) de canela
3 colher (sopa) de coco ralado
1 colher de amido de milho
2 xicara de açúcar mascavo
1 xicara de fubá de milho
3 xicara de leite de soja
3 ovos


Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Depois levar ao forno para cozinhar.

RECEITA DE - Banana Gaúcha

Ingredientes
1 banana nanica madura e firme
3 barrinhas de chocolate meio amargo
sorvete de creme
açúcar e canela

Modo de Preparo
Lavar e secar a banana, deixando o cabinho. Colocar num prato individual e com uma faca pequena. Fazer um cortar formando uma "canoinha", sem abrir as laterais e nem furar o fundo. Colocar açúcar, canela a gosto e três barrinhas de chocolate meio amargo. Levar ao microondas por mais ou menos 3 minutos, ou até a banana cozinhar um pouco e derreter o chocolate. Servir com uma bola de sorvete de creme.

RECEITA DE - Arroz de Carreteiro Gaúcho

Ingredientes
½ quilo de arroz
1 quilo de charque bovino
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
4 xicara (chá) de água
1 dente de alho picado
2 ovos cozidos picados
2 cebolas picadas

Modo de Preparo
Cortar o charque em cubos pequenos e fritar numa panela de ferro preaquecida por 10 minutos, até soltar a gordura. Acrescentar a cebola picada e o alho e mexer até refogar. Adicionar o arroz e continuar mexendo. Em seguida, acrescentar as 4 xícaras de água. Mexer bem e tampar a panela, até cozinhar o arroz. Na hora de servir, colocar o ovo picado e o cheiro-verde por cima. Na véspera do preparo da receita, deixar o charque de molho dentro da geladeira, trocando a água periodicamente, para retirar o excesso de sal.

RECEITA DE - Arroz a carreteiro

Ingredientes
2 colher (sopa) de banha
5 xicara de água fervendo
2 xicara de arroz
800 gramas de charque picado
2 dentes de alho picado
tempero verde a gosto
1 cebola


Modo de Preparo
Colocar com antecedência o charque de molho, trocando a água por várias vezes. Refogar o alho e a cebola na banha e juntar o charque picado. Acrescentar o arroz e fritar bem, mexendo sempre. Adicionar a água e abaixar o fogo. Na hora de servir colocar por cima tempero verde picadinho.

RECEITA DE - Biscoitinho fácil

Ingredientes
¾ xícara de (chá) de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
2 xícaras de (chá) de amido de milho
1 xícara de (chá) de açúcar
Algumas gotas de baunilha
1 ovo


Modo de Preparo
Misture o amido de milho, o açúcar e o ovo. Acrescente a manteiga ou margarina. Junte a baunilha e amasse bem. Deixe descansar por uns 15 minutos. Forme bolinhas com a palma da mão e coloque em uma assadeira untada. Asse em forno moderado (170º) pré aquecido por uns 6 minutos.

RECEITA DE - Biscoitinhos de chocolate

Ingredientes
200 gramas de chocolate meio amargo
2 e ½ xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 colher de (sopa) de fermento em pó
1 e ½ xícaras de açúcar
100 gramas de manteiga
2 ovos

Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes numa vasilha, menos o chocolate. Pique o chocolate em cubinhos e misture-o à massa. Modele as bolachinhas com cortadores. Unte a fôrma com manteiga e farinha de trigo e coloque para assarem forno baixo por aproximadamente 20 minutos.

RECEITA DE - Biscoitinho de castanha do pará

Ingredientes
2 xícaras de (chá) de castanha do pará triturada
1 e ½ xícaras de (chá) de farinha de trigo
2 xícaras de (chá) de açúcar de confeiteiro
200 gramas de amido de milho
250 gramas de margarina
1 xícara de (chá) de açúcar
1 ovo

Modo de Preparo
Na batedeira, bata a margarina, o açúcar, o ovo e o amido de milho até ficar homogêneo. Acrescente as castanhas, a farinha e misture bem. Modele os biscoitinhos no formato de castanha e coloque em uma assadeira. Leve ao forno, pré aquecido por 15 minutos ou até dourar. Retire do forno, e passe no açúcar de confeiteiro. Deixe esfriar e guarde em um pote bem tampado.

RECEITA DE - Biscoitinho

Ingredientes
9 colher (sopa) bem cheias de amido de milho
9 colher (sopa) bem cheias de farinha de trigo
6 colher (sopa) bem cheias de margarina
5 colher (sopa) bem cheias de açúcar


Modo de Preparo
Colocar todos os ingredientes em um recipiente. Sovar bem, até a massa se tornar homogênea. Colocar o forno para aquecer. Fazer várias bolinhas com um tamanho aproximado ao de uma bolinha de gude. Distribuir em tabuleiros (não precisa ser untado). Com um garfo, marque a parte de cima dos biscoitinhos, para criar uma forma. Levar ao forno por 20 minutos, ou até que comece a dourar. A massa também pode ser esticada e cortada com formas de biscoitos.

RECEITA DE - Beiju

Ingredientes
500 gramas de polvilho doce
manteiga de garrafa a gosto
água o suficiente

Modo de Preparo
Umedecer o polvilho com água para conseguir uma farofa bem granulada. Passar por uma peneira uma porção dessa farofa, deixando-a cair em uma frigideira quente de 15 cm de diâmetro sobre o fogo. com o calor a farofa se unifica, formando uma espécie de panqueca. Neste momento virar o beiju. Depois de uns segundos, tirar do fogo, distribuir um pouco de manteiga e enrolar. Repetir a mesma operação até terminar toda a farofa.

RECEITA DE - Barrinha de canela com uva passa

Ingredientes
1 colher de (sopa) de canela em pó
100 gramas de uva passa preta
250 gramas de chocolate diet (sem açúcar) ao leite

Modo de Preparo
Raspe o chocolate com uma faca serrilhada. Coloque em forma refratária. Derreta em banho-maria. Retire do fogo. Mexa com uma colher de pau até obter uma massa homogênea. Com ajuda de uma espátula, espalhe a massa sobre pedra-mármore movimentando-a constantemente até ficar morna. Coloque em uma vasilha e misture a uva-passa com a canela peneirada. Mexa bem e coloque em uma fôrma retangular forrada com papel-filme. Bata a fôrma sobre uma superfície firme para que saiam as bolhas de ar e fique uma camada homogênea. Leve à geladeira por 10 minutos ou até ficar uma massa macia. Retire da geladeira e, com uma faca afiada, cortar em retângulos. Deixe secar por 12 horas. Embrulhe com papel celofane colorido transparente, no formato de bala.

RECEITA DE - Barrinha de cereais com goiabada

Ingredientes
250 gramas de goiabada cremosa
3 xícara de (chá) de aveia integral em flocos finos
1 xícara de (chá) de farinha de trigo integral fina
1 xícara de (chá) de gergelim integral branco
1 e ½ xícaras de (chá) de farinha branca
1 xícara de (chá) de castanha do pará
2 xícara de (chá) de açúcar demerara
1 colher de (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal moído iodado marinho
1 xícara de (chá) de manteiga

Modo de Preparo
Misture a aveia, o açúcar, a manteiga, as farinhas, as castanhas, o gergelim, o fermento e o sal. Reserve. Unte a assadeira com manteiga e farinha integral, coloque metade da mistura, pressionando sobre a assadeira. Espalhe a goiabada cremosa e cubra com a segunda porção da mistura, pressionando com delicadeza. Leve ao forno aquecido por 35 minutos, espere esfriar e corte as barrinhas.

RECEITA DE - Amanteigados de coco

Ingredientes
2 e ½ copos americanos de coco ralado seco
3 e 1/3 copos americanos de manteiga ou margarina
1 colher de (chá) bem cheia de fermento em pó
7 e ½ copos americanos de farinha de trigo
1 colher de (chá) de raspas de limão
1 e 2/3 copo americano de açúcar
2 ovos

Modo de Preparo
Junte tudo com metade do coco ralado seco e forme uma massa bem ligada. Faça bolinhas e passe-as no coco restante. Coloque em assadeira sem ser untada. Forno pré aquecido, com temperatura quente (200º), até ficarem bem dourados.

RECEITA DE - Alfajores de chocolate diet

Ingredientes

Massa:
4 colher (sopa) adoçante forno e fogão
1 colher (café) de essência de baunilha
1 xicara e ¼ de farinha de trigo
2 xicara de amido de milho
1 xicara de cacau em pó
1 tablete de fermento biológico
200 gramas de margarina light
Raspas de 1 limão
3 ovos

Recheio e cobertura:
500 gramas chocolate diet em pedaços
300 gramas de doce de leite diet

Modo de Preparo

Massa:
Bater a margarina light com o adoçante até ficar cremoso. Juntar os ovos, um a um, sem parar de bater. Retirar da batedeira e juntar os ingredientes restantes, mexendo com uma colher até obter uma massa homogênea. Em uma superfície enfarinhada, abrir a massa e cortar com um cortador redondo ou quadrado. Dispor os círculos (bolachas) em uma assadeira untada e levar para assar em forno médio preaquecido por aproximadamente 20 minutos. Deixar esfriar.

Montagem:
Passar o doce de leite na parte de cima de metade das bolachas, depois cobrir com o restante delas, como se fossem sanduíches. Derreter o chocolate em banho-maria e banhe os bolinhos com o auxílio de um garfo. Deixar na geladeira em uma assadeira forrada com papel manteiga para não grudar.

RECEITA DE - Alfajor

Ingredientes
Chocolate para derreter
Doce de leite
Bolacha maria
A quantidade dos ingredientes depende do número de porções que deseja fazer.

Modo de Preparo
Pegar uma bolacha maria e passar o doce de leite em cima. Em cima do doce de leite, colocar outra bolacha. Passar o doce de leite novamente e em cima outra bolacha. Fazer isso até que foram usadas quatro bolachas. Em cima da quarta bolacha não passar doce de leite. Fazer vários desses "bolinhos". Quando achar que já tem o suficiente, pare de fazer. Derreter o chocolate, passar ao redor dos "bolinhos" e colocar em uma travessa, se preferir, mas não poderá fechar e não poderá encostar os "bolinhos" um no outro porque eles grudarão. Levar a travessa na geladeira por uma hora ou no freezer por ½ hora.

RECEITA DE - Cajuzinho

Ingredientes
500 gramas de amendoim se casca torrado e triturado
2 xícaras de (chá) de açúcar refinado
1 coco ralado médio
2 ovos

Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela (reserve alguns amendoins para decorar) e leve ao fogo. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até desprender da panela. Retire do fogo, coloque em um refratário e deixe esfriar. Enrole os cajuzinhos e passe-os no açúcar. Coloque-os em cestinhas de papel e decore com o amendoim.

RECEITA DE - Bolo Prestígio

Ingredientes

Massa:
2 xicara de açúcar
2 xicara de farinha de trigo
1 xicara (chá) de leite
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
5 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher de (café) essência de baunilha
1 pitada de sal
2 ovos separados
100 gramas de manteiga

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 pacote de coco ralado (200 gramas)
1 copo (tipo americano) de leite

Cobertura:
4 colher (sopa) de chocolate em pó
125 gramas de manteiga à temperatura ambiente
½ lata de leite condensado

Modo de Preparo

Massa:
Bater as claras em neve firme e reserve-as. Na tigela maior da batedeira, colocar a margarina, as gemas, o açúcar e bater até obter um creme esbranquiçado. Batendo sempre, adicionar a farinha, o leite, o bicarbonato, a baunilha, o sal e o chocolate. Bater até a massa ficar lisa e homogênea. Juntar as claras em neve e por fim o fermento, misturando levemente. Despeje-a em uma forma com 25 cm de diâmetro, untada com manteiga e farinha. Levar para assar, em forno preaquecido a 175ºC, por 35 minutos. Em seguida, retire-a do forno, deixar o bolo esfriar e desenforme-o. Cortar o bolo em 3 fatias horizontais. Cobrir a primeira com a metade do recheio, colocar a última fatia e passar a cobertura com uma espátula em todo o bolo. Salpicar com o chocolate granulado e levar à geladeira até a hora de servir.

Recheio:
Colocar em uma tigela o leite condensado, o coco ralado e o leite. Misturar tudo muito bem com o auxílio de uma colher.

Cobertura:
Na tigela pequena da batedeira, colocar a manteiga, o leite condensado e o chocolate e bater por 10 minutos, ou até o creme ficar liso.

RECEITA DE - Bolo de milho

Ingredientes
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 lata de milho (em conserva e sem a água)
1 lata de leite (usar a lata de milho como medida)
1 lata de queijo ralado grosso
1 lata de açúcar
1 lata de óleo
4 ovos inteiros
1 lata de fubá

Modo de Preparo
Bater no liquidificador os ovos com o leite, o milho e o óleo. Acrescentar os demais ingredientes e bater mais um pouco. Untar com óleo uma forma para bolo e polvilhar com fubá. Assar em forno médio até ficar bem dourado.

RECEITA DE - Bolo de Macaxeira

Ingredientes
1 quilo de macaxeira
1 colher (sopa) (cheia) de manteiga
1 xicara de queijo parmesão ralado
1 xicara de água
2 e ½ xicara de açúcar
1 coco grande (ralado fino)
1 copo de leite
1 pitada de sal
3 ovos

Modo de Preparo
Passar no liqüidificador o coco ralado com leite, a água, os ovos inteiros, o açúcar, o queijo parmesão e o sal. Deixar triturar bastante e misturar à massa de macaxeira crua, ralada e bem espremida em um pano. Juntar a manteiga, misturar bem. Colocar em uma forma bem untada e polvilhada com farinha de trigo e assar em forno moderado.

RECEITA DE - Bolo de Fubá com Calda de Chocolate

Ingredientes

Massa:
1 colher (chá) de fermento em pó
2 xicara de farinha de trigo
2 xicara de açúcar
2 xicara de fubá
1 copo (tipo requeijão) de suco de laranja
4 ovos – claras separadas
200 gramas de margarina
½ vidro de leite de coco

Calda:
3 colher (sopa) de creme de leite
1 xicara (chá) de leite quente
250 gramas de chocolate ao leite

Modo de Preparo

Massa:
Na vasilha da batedeira colocar o açúcar, a manteiga ou margarina, e as gemas. Bater até virar um creme. Juntar o suco de laranja coado, o leite de coco, a farinha e o fubá (peneirados). Bater até se agregarem todos os ingredientes. Desligar. Acrescentar as claras em neve mexer delicadamente. Adicionar o fermento. Colocar em uma assadeira untada e polvilhada, e levar ao forno preaquecidoa 150°C por 15 minutos. A seguir, passar para 180°C e deixar dourar (aproximadamente 20 minutos). Desenformar e regar com a calda de chocolate.

Calda:
Aquecer o creme de leite com o leite. Desligar. Juntar o chocolate raspado e misturar até derreter.

RECEITA DE - Bolo de Fubá

Ingredientes
1 colher (chá) de fermento em pó
1 e 1/3 xicara de farinha de trigo
1/3 xicara de manteiga
2/3 xicara de fubá fino
2/3 xicara de leite
1/3 xicara de mel
2 ovos ligeiramente batidos

Modo de Preparo
Misturar a farinha de trigo com o fermento em pó. Reservar. À parte, colocar em uma vasilha o fubá e vá juntando o leite, o mel, os ovos e a manteiga e bater bem. Acrescentar a mistura de farinha de trigo com a de fubá e misturar bem. Assar em forma untada e enfarinhada, em forno quente, por 30 minutos.

RECEITA DE - Bolo de abóbora com coco

Ingredientes
1 colher (sopa) fermento em pó
3 colher (sopa) de manteiga
1 xicara de abóbora cozida e amassada
1 xicara de farinha de trigo
1 xicara de amido de milho
1 xicara de coco ralado
2 xicara de açúcar
4 claras em neve
4 gemas

Modo de Preparo
Bater as gemas, o açúcar e a manteiga na batedeira. Juntar a abóbora aos pouquinhos, alternando com a maizena peneirada junto com a farinha de trigo e o fermento em pó. Acrescentar o coco e as claras, mexendo sempre delicadamente fora da batedeira. Colocar em forma de furo central untada e enfarinhada. Levar ao forno médio por uns 50 minutos. Servir com um bom café ou chá nas tardes frias de inverno.

RECEITA DE - Baba de Moça Tropical

Ingredientes
½ colher (chá) de raspas da casca de limão
1 lata de leite condensado
1 vidro (200 ml) de leite de coco
3 gemas


Modo de Preparo
Em uma panela média misturar bem o Leite condensado, o leite de coco e as gemas e levar ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos de cozimento). Retirar do fogo, deixar esfriar, misturar as raspas e colocar em uma compoteira.

RECEITA DE - Arroz Doce Cremoso com Maçãs Verdes e Chocolate

Ingredientes
1 xicara (chá) arroz cru
6 xicara (chá) de leite
1 xicara (chá) de açúcar
1 colher (chá) essência de baunilha
2 colher (sopa) manteiga
2 colher (sopa) açúcar
1 caixinha de creme de leite
2 paus de canela
2 gemas

Creme de Maçã:
4 maçãs verdes sem cascas e sem sementes fatiadas
1 colher (sopa) suco de limão
3 colher (sopa) mel
1 xicara (chá) de açúcar
½ xicara (chá) de água
150 gramas de chocolate branco raspado ou picado
6 cravos da índia


Modo de Preparo
Colocar em uma panela o arroz, o leite, o açúcar e os paus de canela. Deixar até cozinhar o arroz. Bater com um garfo as gemas, o açúcar e a essência. Adicionar no arroz para engrossar e cozinhar as gemas, juntar a manteiga e deixar de 3 à 5 minutos em fogo baixo. Desligar o fogo e adicionar o creme de leite e colocar num refratário.

Creme de Maçã:
Colocar em uma panela as maçãs, o açúcar, a água, o suco de limão e o cravo. Levar ao fogo baixo e deixar até amolecer as maçãs e ter uma calda fina. Retirar do fogo e colocar o mel. Espalhar este creme sobre o arroz que já está no refratário. Espalhar por cima chocolate branco picado.

RECEITA DE - Ambrosia Assada

Ingredientes
500 gramas de açúcar
1 litro de leite
12 ovos

Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador durante 1 minuto. Colocar em um pirex untado com manteiga e levar ao forno preaquecido por 40 minutos aproximadamente. Retirar do forno e servir em seguida.

RECEITA DE - Creme Gelado de Chocolate

Ingredientes
2 colher (sopa) de Chocolate em pó
1 colher (chá) de óleo
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite

Modo de Preparo
Colocar numa vasilha funda e própria para microondas o leite condensado, o óleo e o chocolate em pó. Mexer bem e deixar cozinhar na potência alta por 3 minutos. Retirar do fogo e acrescentar imediatamente o creme de leite. Levar de volta ao microondas por 2 ou 3 minutos na potência alta. Colocar o creme em taças altas, deixar esfriar e colocar na geladeira. Antes de servir enfeitar com morangos.

RECEITA DE - Conchas de batata recheada

Ingredientes
2 batatas grandes de 200 gramas cada
1/3 xicara (chá) de creme de leite azedo
25 gramas de queijo prato ralado
1 cebolinha verde cortada em tiras
1 tira de bacon

Modo de Preparo
Escovar as batatas e furar com um garfo. Colocar num prato de dourar e levar ao forno na potência alta por 7-9 minutos ou até amaciarem, remanejando e virando após metade do tempo. Deixar descansar, cobertas, por 5 minutos, para completar o cozimento e conservar o calor. Colocar a tira de bacon entre 2 folhas de papel absorvente. Levar ao forno na potência alta por 30-60 segundos. Picar e reservar. Cortar as batatas em quartos. Retirar a polpa, deixando cada concha com 6 mm de espessura. Arrumar as conchas numa travessa. Polvilhar as conchas de batata com sal e pimenta do reino. Acrescentar uma camada fina de creme de leite azedo. Salpicar com queijo, cebola e bacon. Levar ao forno na potência média-baixa por 3-4 minutos ou até o queijo derreter, girando o prato após metade do tempo de cozimento.

RECEITA DE - Carne com feijão

Ingredientes
450 gramas de carne moída
2 colher (chá) de pimenta-do-reino
2 colher (chá) de cominho (opcional)
2 colher (chá) de purê de tomate
1 colher (chá) de orégão
2 xicara (chá) de feijão cozido
½ xicara (chá) de água
creme de leite azedo, queijo prato ralado e coentro picado para guarnecer
½ quilo de tomate, sem pele nem sementes, picados
1 pimentão verde em cubinhos
3 dentes de alho amassados
1 folha de louro
1 cebola picada

Modo de Preparo
Colocar a carne num escorredor e este sobre uma travessa refratária. Cozinhar em potência alta (100%) por 4 minutos, ou até que a carne não esteja mais vermelha; mexer 2 vezes. Aproveite apenas 3 colheres (sopa) do suco da carne. Num refratário com 2 litros de capacidade, misturar a carne, as 3 colheres do suco, a cebola, o alho, o pimentão, a pimenta-do-reino, o orégão, o louro e o cominho, se quiser. Cozinhar em potência alta por 3 minutos; mexer 2 vezes. Depois, acrescentar o tomate picado, o purê de tomate e a água. Misturar bem. Cobrir com papel toalha e cozinhar em potência alta por 5 minutos; mexer 2 vezes. Retirar a folha de louro. Escorrer bem o feijão e juntar à mistura de carne. Cobrir novamente com o papel toalha e continuar cozinhando em potência alta por mais 3 minutos, ou até ficar bem quente; mexer 1 vez. Servir em tigelinhas individuais, enfeitando com o creme, o queijo ralado e o coentro.

RECEITA DE - Brigadeiro

Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 colher de achocolatado
1 colher manteiga

Modo de Preparo
Misturar tudo e coloca numa travessa tipo marinex (alta, pois irá subir, e pode derramar). Coloca 2 minutos. Mexer. Mais 1 minuto. Mexer. Mais 1 e mexer, até chegar a 6 minutos. Está pronto.

RECEITA DE - Bife a rolê

Ingredientes
5 bifes de 100 gramas cada um
50 gramas de toucinho branco
1 colher (sopa) de massa de tomate
2 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) sal
1 dente de alho
2 cebolas picadas
2 tomates picados
1 pimentão picado
1 palito

Modo de Preparo
Bater os bifes, temperar com sal, alho e óleo. colocar o toucinho em tiras dentro dos bifes e enrolar. Fechar com palitos e levar ao microondas em potência alta por 4 minutos. Juntar as cebolas, o tomate, o pimentão e a massa de tomate e voltar ao microondas por mais 6 minutos, em potência média. Aguardar o tempo de espera e sirva.

RECEITA DE - Bolo de Milho Verde

Ingredientes
1 e ½ xicara (chá) de grãos de milho verde (2 espigas de milho ou 235 gramas)
¼ xicara (chá) de coco seco em flocos para polvilhar
¾ xicara (chá) de farinha de trigo
1 e ½ xicara (chá) de açúcar
3 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro misturado com ½ colher (chá) de canela em pó para polvilhar
1 e ½ colher (chá) de fermento em pó
3 colher (sopa) de manteiga ou margarina
6 colher (sopa) de leite de coco
manteiga ou margarina para untar
2 ovos

Modo de Preparo
Colocar os grãos de milho, a manteiga, os ovos, o açúcar e o leite de coco no liquidificador e bater até obter uma mistura cremosa. Despejar esta mistura numa tigela e juntar aos poucos, a farinha de trigo e o fermento em pó misturando bem. Untar com manteiga ou margarina e polvilhar com o coco seco uma forma de anel com 24 cm de diâmetro, colocar a massa e levar ao microondas em potência alta (100%) por 8 a 10 minutos. No final do preparo aguardar o tempo de espera de 10 minutos para completar o cozimento.
Desenformar o bolo num prato, polvilhar com a mistura de açúcar de confeiteiro e canela. Sirva.

RECEITA DE - Batata ao forno

Ingredientes
300 gramas de apresuntado
300 gramas de mussarela
1 quilo de batatas
Manteiga
Orégano
Sal

Molho branco:
2 colher de farinha de trigo
1 colher de manteiga
1 pitada de noz moscada
1 copo de leite


Modo de Preparo
Cozinhar as batatas até o ponto, depois de cozidas, escorrer e cortar em rodelas grossas. Untar um refratário com manteiga, colocar por camadas, uma camada de batatas, uma camada de apresuntado, uma camada de mussarela, até cobrir o refratário, fazer o molho branco, levar o leite ao fogo colocar a farinha de trigo, a manteiga, mexer bem quando estiver no ponto, desligar e colocar a noz moscada mexer bem e despejar por cima no refratário. Levar ao forno ou microondas, em temperatura normal, servir quente.

RECEITA DE - Bacon sem fumaça

Ingredientes
Tirinhas de bacon

Modo de Preparo
Para poupar trabalho e tempo pode se fazer o bacon no microondas. Embrulhar as tirinhas enfileiradas em papel toalha e deixar por aproximadamente 1 minuto em potência alta. Verificar quando tiver em 30 segundos para evitar que fiquem estorricados. Se precisar deixar por mais alguns segundos. Ficam bem crocantes e gostosos.

RECEITA DE - Arroz-doce com morango

Ingredientes
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
½ colher (chá) de essência de baunilha
2 colher (sopa) de arroz
½ xicara (chá) de creme de leite
1 xicara (chá) de açúcar
1 xicara (chá) de leite
1 xicara (chá) de água
700 gramas de morango picado

Modo de Preparo
Colocar o leite, a água, o açúcar e o arroz numa tigela refratária (4 litros). Deixar descansar por 5 minutos. Juntar o morango. Cobrir e cozinhar em potência alta (100%) por 20-25 minutos, mexer a cada 5 minutos. Deixar esfriar, colocar em taças, cobrir e levar à geladeira por 2 e ½ horas. Colocar numa tigela o creme de leite, o açúcar de confeiteiro e a essência de baunilha e bater com a batedeira em velocidade média, até que se formem picos moles. Com 1 colher ou saco de confeitar, colocar um pouco em cada taça, sobre o arroz-doce.

RECEITA DE - Abobrinhas assadas

Ingredientes
4 colher (chá) de margarina
½ colher (chá) de orégano
60 gramas de pão cortado em cubos
1 dente de alho espremido
2 abobrinhas médias
sal a gosto

Modo de Preparo
Cortar as abobrinhas ao meio no comprimento. Colocar em saco plástico e levar ao forno microondas para cozinhar por 6 minutos na potência máxima. Retirar do forno. Deixar esfriar, retirar a polpa e pique. Reservar as cascas. Em um refratário dourar a margarina e o alho por 1 a 2 minutos. Juntar a polpa da abobrinha, o pão, o orégano, o sal e a pimenta se quiser. Misturar levemente e rechear as cascas. Colocar as abobrinhas em refratário e voltar ao forno por mais uns 2 minutos na potência máxima. Se quiser, salpicar queijo ralado.

Receita de: Chá indiano

Ingredientes

2 xícaras de leite
1 e 1/2 xícaras de agua
2 colheres de chá preto
1 pedaço pequeno de gengibre
2 cravos
2 pauzinhos de canela
4 cardamomos inteiros
Açúcar para adoçar a gosto na hora de servir.

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela de borda alta
Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 15 minutos
Mexa de vez em quando para que o leite não derrame
Coe e sirva
Cada um adoça a gosto o seu chá

Receita de: Sopa Indiana

Ingredientes

1/2 kg de ervilha
250 g de carcaça de frango
20 g de cenoura picada
20 g de vagem
20 g de cebola
2 colheres de gengibre em pó
2 colheres de alho picado
Canela
Cravo
Sal
Pimenta
Cardamono (encontra - se em importadoras

Modo de Preparo

1- Bata a ervilha no liquidificador e reserve
2- Cozinhe todos os ingredientes
3- Depois de cozidos, coe e misture só o caldo com a ervilha batida
4- Coe novamente e sirva quente

Receita de: Chicken Makanvala

Ingredientes

400 g de filé de frango cortado em cubinhos
1/2 cebola média em cubinhos
3 tomates maduros em cubos
1/2 pimentão verde em cubos
1/4 de maçã em fatias finas
1 colher (chá) de alho e gengibre em pasta
1/2 colher (chá) de curry em pó
1 colher (chá) de páprica picante
1 colher (chá) de páprica doce
1/2 colher (chá) de cúrcuma
40 g de castanha de caju (crua) em pasta
2 colheres (sopa) de óleo de soja
100 ml de creme de leite fresco
10 sementes de cardamomo
5 cravos em flor
3 lascas pequenas de canela em rama
6 folhas de louro
1/2 colher (chá) de garam masala
100 ml de água
10g de nozes
1 colher (chá) de salsinha picada
Sal

Modo de Preparo

1- Refogue em óleo quente as sementes de cardamomo, cravo, canela, a pasta de alho e gengibre, metade da cúrcuma e das pápricas
2- Deixe por uns 2 minutos e coloque os tomates e sala a gosto
3- Deixe até o tomate cozinhar
4- Após esse molho frio, bata no liquidificador, depois peneire e leve ao fogo com a castanha de caju
5- Acrescente o creme de leite, reserve
6- Leve ao fogo a cebola com o pimentão e a maçã
7- Acrescente o frango, cúrcuma, páprica e água
8- Junte o molho reservado e cozinho por aproximadamente 10 minutos
9-Adicione garam masala e mexa bem
10- Coloque em um recipiente onde irá servir e decore com salsinha

Receita de: Pão Indiano (Chapati)

Ingredientes

1 copo americano de trigo branco
1/2 copo americano de farelo de trigo
5 colheres de aguá filtrada ou até a massa dar o ponto e não grudar nas mãos
1 pitada de sal (a gosto)
1 colher pequena de óleo

Modo de Preparo

1- Misturar a farinha de trigo, o farelo de trigo, o óleo, o sal e aos poucos a água, até dar o ponto de uma massa que não grude nas mãos
2- Fazer uma bola com a massa até ficar bem lisa, cortar pedacinhos pequenos da massa e fazer bolinhas pequenas
3- Com um copo limpo e seco (se tiver pode usar o rolo de massa), amassar a bolinha como pizza até esticar bem e virar uma rodela feito pão árábe
4- Colocar 1 gotinha de óleo na frigideira bem quente e deixar a massa virar pão
5- Está pronta quando começar a formar bolhas dentro do pão
6- Fazer uma de cada vez, virando os lados até adquirir a cor desejada, sem deixar queimar
7- Pode ser servido com patês, pastas, manteiga, sopas, caldos etc

Receita de: Jeera Chawal

Ingredientes

2 xícaras de Basmati cru (arroz tipo longo)
2 colheres de sementes de cominho
1 colher (sopa) de ghee (manteiga indiana, pode ser substituída por manteiga)
4 xícaras de água
Sal a gosto
Limão a gosto

Modo de Preparo

1- Aqueça a ghee (ou manteiga) e frite as sementes de cominho, até estufarem
2- Adicione o arroz
3- Acrescente água, sal e algumas gotas de limão a gosto
4- Deixe o fogo alto até começar a ferver, depois abaixe e tampe a panela
5- Cozinhe até secar a água

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Receita de: Chutney de pimentão


Ingredientes


1 kg de pimentão vermelho
2 xícaras de açúcar
1 colher (sobremesa) de sal


Modo de Preparo


1- Lave os pimentões, tire o cabinho e as sementes, corte em pedacinhos e coloque no liquidificador
2- Bata por 3 minutos
3- Coloque em uma peneira com uma vasilha embaixo para reservar o líquido, deixe escorrendo por uns 30 minutos
4- Leve ao fogo uma panela alta com o pimentão, o açúcar, o sal e 1 xícara do líquido
5- Apure no fogo baixo até desprender do fundo da panela, como se fosse uma geléia
6- Para servir coloque uma peça de vidro com o chutney, outra com o queijo cremoso philladelphia e torradinhas feitas com orégano sal e azeite
7- Coloque na torrada um pouco de philladelpfia e um pouco de chutney

Receita de: Chutney de abacaxi


Ingredientes

1 abacaxi maduro, descascado e picado (sem a parte dura)
1 cebola grande bem picada
1 pimenta vermelha, sem sementes, picada
1 raiz de gengibre descascada e bem picada
1 copo de vinagre
1 xícara de açúcar refinado
1 xícara de açúcar mascavo
Uvas passas a gosto


Modo de Preparo

1- Levar tudo ao fogo e cozinhar até apurar
2- Guardar em vidros bem tampados e usar como acompanhamento de carnes assadas

Receita de: Frango ao molho curry


Ingredientes


1 peito de frango
1 raiz média de gengibre triturado
6 dentes de alho triturados
1 cebola média picadinha
6 tomates maduros picadinhos
Sal a gosto
Pimenta do reino
1 colher de chá cheia de curry
Óleo
Cheiro verde


Modo de Preparo


1- Tempere o frango somente com sal
2- Limpe o gengibre e o alho e triture-os em um processador, ou mesmo em um socador de alho comum
3- Corte a cebola em cubinhos e reserve
4- Aqueça a panela, coloque aproximadamente 2 colheres (sopa) de óleo
5- Acrescente o gengibre com o alho (triturados), a cebola e deixe dourar
6- Coloque os tomates cortados em cubinhos, salpique pimenta-do-reino por cima e o curry
7- Quando levantar fervura, acrescente o peito de frango cortado de cubos, mais sal se precisar
Não precisa colocar água
8- O próprio tomate e o peito já tem água suficiente para o cozimento
9- Coloque coentro e cebolinha verde par finalizar
10-Caso fique muito grosso o molho, pode-se colocar um pouco de água
11- Deixe cozinhar aproximadamente 10 minutos

receita de: Frango indiano


Ingredientes

500 g de peito de frango cortado em tiras de 2,5 cm
2 tabletes de caldo de galinha
1 tomate picado
1 cebola grande picada
3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de curry
2 colheres (sopa) de amido de milho
500 ml de leite de coco
250 g de coco ralado grosso
2 bananas nanicas cortadas em rodelas
2 maçãs sem casca cortadas em cubos
250 g de uvas passas brancas sem semente
200 g de iogurte natural
Salsinha picada a gosto


Modo de Preparo

1- Doure a cebola picada e o peito de frango na manteiga, acrescente o tomate picado e refogue bem
2- Tempere com canela e o curry, junte o amido de milho dissolvido em 2 xícaras de água junto com os tabletes de caldo de galinha
3- Em fogo baixo deixe cozinhar até que o peito do frango fique macio
4-Junte os demais ingredientes mexendo bem e deixe cozinhar por 10 minutos
5- Polvilhe salsinha picada por cima e sirva em seguida
6- Sirva com arroz branco e salada de folhas verdes

Receita de: Risoto de camarão e curry


Ingredientes


Para o molho:
1,5 Kg de camarão (pequeno)
1 cebola
1 1/2 latas de molho de tomate
2 tomates picados
1 dente de alho
1 colher de azeite
1 colher de sobremesa de manjericão
Sal a gosto


Para o arroz:
3 xícaras de arroz
1 colher de sopa generosa de curry
1 dente de alho
1 cebola
1 limão
Tempero Fondor
1 xícara de café (a pequena) de leite de coco
Salsinha e cebolinha a gosto


Modo de Preparo



1- Primeiro retire os camarões da embalagem, passe na água para descongelar um pouco, ou deixe em uma vasilha com água
2- Quando estiver preparando o molho retire-os da vasilha jogue a água fora, esprema 1 limão sobre os camarões polvilhe fondor, misture e deixe reservado, volte para o molho


Para o molho:
1- Pique a cebola e o alho e coloque na panela junto com o azeite, deixe fritar até dourar, depois coloque os tomates picados e o sal e deixe refogar um pouco, quando começar a secar coloque as latas de molho pronto de tomate e o manjericão, misture tudo e deixe ferver
2- Escorra o camarão e coloque dentro do molho de tomate na panela
3- Importante não colocar água no molho pois o camarão ainda esta um pouco congelado, portanto sairá água naturalmente dele
4- Prove para ver se está faltando sal, se estiver coloque mais sal
5- Deixe tudo fervendo até que o camarão esteja meio rosado ou esteja cozido
6- Não cozinhe demais, pode ficar borrachudo
7- Enquanto o camarão cozinha, prepare o arroz
8- Coloque a cebola o alho e o curry para fritar em uma panela com azeite, quando a cebola estiver bem douradinha coloque o arroz deixe fritar um pouco, coloque água suficiente para cozinhar o arroz e coloque sal a gosto
9- O arroz tem que ficar soltinho não pode ficar papa
10- Quando o molho e o arroz estiverem prontos, pegue uma refratária e coloque todo o arroz, depois acrescente aos poucos o molho de camarão, caso tenha ficado bastante molho (isso pode acontecer quando o camarão estiver bem congelado), pegue o camarão com uma escumadeira, e coloque mais camarão do que molho, para não ficar com mais molho do que arroz
11- Quando terminar, misture a salsinha, cebolinha e o leite de coco no risoto
12- Se quiser sirva com queijo ralado que também fica muito bom

Receita de: Picadinho Indiano


Ingredientes


1 cebola ( média ) picadinha
500 g de carne ( alcatra, coxão-mole ) em tirinhas
3 colheres ( sopa ) de margarina
2 tomates ( sem pele nem sementes ) picados
3 colheres ( sopa ) de farinha de trigo
3 cravos-da-Índia
1 colher ( café ) de canela em pó
1 colher de ( sopa ) de Curry
2 cubinhos de caldo de carne
1 maçã descascada e cortada em cubinhos
1 banana-nanica picada
1/2 xícara ( chá ) de coco ralado
1/2 xícara ( chá ) de uva-passa branca
1/2 xícara ( chá ) de iogurte natural
1/2 xícara ( chá ) de cheiro-verde picadinho


Modo de Preparo


1- Doure a cebola e a carne na margarina
2- Acrescente os tomates e refogue bem
3- Junte a farinha, os cravos-da-índia, a canela, o curry e mexa bem
4- Acrescente o caldo de carne, dissolvido em 4 xícaras ( chá ) de água fervente, e cozinhe em fogo baixo, até a carne ficar macia
5- Junte os demais ingredientes, mexendo bem por mais 10 minutos
6- Polvilhe com o cheiro-verde e sirva a seguir
Informações Adicionais
Para os metódicos de plantão vai o recado: Como a vaca não é sagrada aqui no Brasil a receita foi adaptada, utilizando o tempero tipo indiano. Se você quiser poupar a vaca pode utilizar o carneiro na receita.

Receita de:Bolo Charge


Ingredientes


3 ovos
2 xícaras (chá) de açucar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara ( chá) de Leite
200 g de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:
3 xícaras de amendoim torrado e moído levemente
1 lata de leite condensado cozido na panela de pressão por uns 25 minutos

Cobertura:
300 g de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite
3 chocolates charge para decoração


Modo de Preparo


1- Bata as 3 claras em neve e reserve
2- Em seguida colocar em uma tigela as 3 gemas, a margarina e o açúcar bater até esbranquiçar
3- Acrescentar o leite a farinha e bater mais um pouco, desligar a batedeira e acrescentar o fermento, mexer bem e claras mexer levemente
4- Levar assar em forno pre-aquecido , por uns 30 minutos ou até colocar um palito e sair limpinho, em forma untada c/margarina e farinha
5- Rceheio misturar e doce de leite e amendoim
6- Cobertura, derreter o chocolate ou banho-maria ou micro-ondas, depois de derretido acrescentar o creme de leite e misturar bem e levar gelar um pouco


Montagem:
1- Cortar o bolo ao meio, acrescentar o recheio, em seguida colocar a outra parte do bolo em cima e cobrir com a cobertura
2- Picar os chocolates charge em cima e na laterais um pouquinho de amendoim torrado

Receita de: Massa para salgados de festa


Ingredientes


Massa:
500 g de farinha de trigo
½ litro de leite
100 g de manteiga
1 tablete de caldo de galinha
1 colher de sopa de salsinha picada


Recheio opcional de frango:
1 peito de frango cozido e desfiado
½ cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de salsinha picada
1 tablete de caldo de galinha
2 colheres de molho de tomate pronto
1 colher de farinha de trigo


Recheio opcional de milho:
2 espigas de milho verde cortado ou 1 lata de milho em conserva
½ cebola picada
2 colheres de manteiga ou margarina
1 dente de alho amassado
1 caixa de creme de leite
3 colheres de sopa de farinha de trigo


Empanar:
2 xícaras de chá farinha de rosca
1 xícara de chá farinha de trigo
Óleo para fritar e para passar nas mãos


Modo de Preparo


Massa:
Coloque na panela em fogo baixo a manteiga, o leite, o caldo de galinha e a salsa
Ainda frio acrescente a farinha de trigo (tudo de uma vez)
Mexa até que a massa solte da panela
Essa massa gruda um pouco na mão
Passe um pouco de óleo nas mãos para fazer o salgado


Recheio de frango:
Coloque na panela um pouco de óleo e refogue o alho e a cebola
Acrescente todos os ingredientes deixando por último a farinha de trigo
Assim que engrossar desligue


Recheio de Milho:
Coloque na panela a manteiga e refogue o alho e a cebola
Acrescente o milho verde e refogue bem
Coloque o creme de leite e por último a farinha de trigo
Quando engrossar desligue


Empanar:
Passe um pouco de óleo nas mãos e abra um pouco da massa na mão mesmo
Coloque o recheio tomando cuidado para que ele fique todo coberto pela massa e não saia na fritura
Faça o formato de salgado da sua preferência
Misture a farinha de trigo com a farinha de rosca
Passe o salgado já recheado nas duas farinhas
Com o óleo bem quente frite os salgados

Receita de: Estrogonofe de Nozes fácil


Ingedientes


1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
300g de nozes picadas


Modo de Preparo


1- Cozinhe por 30 minutos na panela de pressão o leite condensado
2- Depois espere a lata esfriar completamente ( esse passo é muito importante, pois se a lata for aberta quente pode causar sérias queimaduras, pois o conteúdo sob pressão vai "explodir" )
3- Em uma tigela, misture o leite condensado cozido com o creme de leite e as nozes picadas
4- Leve a geladeira por aproximadamente 2 horas e sirva

Receita de: Fondue de chocolate


Ingredientes


400g de chocolate ao leite em barra
100g de chocolate meio-amargo
1 lata de creme de leite light
1 cálice de licor de Amarula
frutas picadas ( banana, morango, kiwi )
marshmallow


Modo de Preparo



1- Derreta no microondas o chocolate, colocando num recepiente de vidro, próprio para microondas
2- Deixe em potência alta por 1 minuto, retire e veja se dá para mexer o chocolate até ficar bem derretido
3- Caso não dê, leve ao microondas por mais 30 segundos, vá repetindo o procedimento até que o chocolete derreta
4- Leve ao fogo médio ( do fogão) o chocolate e misture o licor e o creme de leite
5- Mexa até ficar com uma consistência cremosa
6- O importante é mexer sempre para não empelotar
7- Quando estiver pronto é só levar para o richaud e servir-se, espetando as frutas, marshmallow e molhando na mistura

Receita de: Pavê prestígio


Ingredientes


600 g de chocolate branco picado
400 g de chocolate meio amargo picado
2 latas de creme de leite
50 g de coco ralado
3 pacotes pequenos de biscoito maisena (ou 1 pacote grande)
250 ml de leite integral
Azeite para untar a forma


Modo de Preparo


1- Unte uma forma de vidro grande (tipo Marinex) e coloque uma camada de biscoito molhado ligeiramente no leite
2- Depois derreta o chocolate meio amargo em banhomaria e acrescente 1 lata de creme de leite
3- Misture bem e despeje a metade sobre a camada de biscoito
4- Coloque outra camada de biscoito e derreta desta vez 400g do chocolate branco e misture 1 lata de creme de leite
5- Acrescente o coco ralado misturando bem e coloque sobre a camada de biscoito
6- Por fim, coloque o restante do creme de chocolate meio amargo e decore com 200g de chocolate branco derretido, em forma de desenhos irregulares
7- Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas

RECEITA DE - Cuscuz light

Ingredientes
½ xícara de (chá) de cebola ralada
1 xícara de (chá) de palmito em conserva
150 gramas de sardinha em conserva sal e pimenta-do-reino a gosto
2 tomates médios, sem pele e sem sementes, cortados em cubos
1 xícara de (chá) de ervilha congelada
3 colheres de (sopa) de salsinha picada
1 xícara de (chá) de farinha de milho amarela
2 colheres de (sopa) de óleo de milho
1 envelope de gelatina incolor sem sabor

Modo de Preparo
Escalde as ervilhas em água quente e reserve. Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Junte os tomates e a salsinha e refogue por 3 minutos. Em seguida, junte o sal, a pimenta e 3 xícaras de (chá) de água. Assim que levantar fervura, adicione, aos poucos, a farinha de milho e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando. A mistura deve ficar cremosa. Retire e junte a gelatina, dissolvida conforme as instruções da embalagem. Umedeça 10 forminhas individuais com capacidade para 100 ml cada uma e forre o fundo com palmito. Monte camadas alternadas do creme de farinha, ervilha, sardinha e palmito e leve à geladeira por 2 horas, ou até ficar firme. Retire, desenforme e sirva com ovos cozidos.

RECEITA DE - Creme de frutas light

Ingredientes
6 maçãs
2 colheres de (sopa) de suco de limão
½ xícara de (chá) de suco de maracujá concentrado
1 lata de leite condensado ligth
1 lata de creme de leite ligth
folha de hortelã para decorar

Modo de Preparo
Descasque as maçãs, corte-as em pedaços e vá colocando em um recipiente com água e o suco de limão. Escorra a água e coloque as maçãs em uma panela. Regue com o suco de maracujá, tampe e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Retire e espere amornar. Bata no liquidificador e misture o Leite condensado e o Creme de Leite. Coloque em taças e enfeite com as folhas de hortelã. Leve à geladeira até o momento de servir.

RECEITA DE - Contra filé ao molho diet

Ingredientes
1 quilo de contra filé
1 colher de farinha de trigo
1 xícara de caldo de carne
1 colher(chá) de mostarda
1 cebola cortada em rodelas
4 colheres de iogurte diet
50 gramas de margarina
Alho e sal

Modo de Preparo
Corte a carne em tiras de 5 x 2 cm. Tempere com alho e sal. Deixe na geladeira por algumas horas. Leve uma panela ao fogo com a metade da margarina, junte a farinha de trigo, mexendo energicamente com uma colher de pau. Junte o caldo fervente aos poucos, mexendo sempre até formar um molho sem grumos. Despeje o iogurte e cozinhe em fogo forte por mais 5 minutos. À parte, frite a cebola no restante da margarina. Junte a carne e deixe dourar em fogo forte por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Retire a cebola, coloque a carne na travessa em que vai servir e despeje o molho.

RECEITA DE - Canjica Diet

Ingredientes
500 gramas de milho para canjica
1 e ½ xícara de (chá) de leite em pó desnatado
1 e ½ xícara de (chá) de água
4 xícaras de (chá) de leite desnatado
1 xícara de (chá) de adoçante de forno e fogão
1 vidro de leite de coco light
2 paus de canela grandes
5 cravos da índia
1 colher de (sopa) de margarina light

Modo de Preparo
Deixe os grãos de molho em água, de véspera. Cozinhe-os em água suficiente (cerca de uma hora e meia a duas horas em panela comum, 30 a 45 minutos em panela de pressão), com o cravo e canela. Bata o leite com o leite em pó, o adoçante e o leite de coco, no liquidificador. Quando os grãos estiverem macios, junte o batido de leite e a margarina e deixe ferver, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Ferva por cerca de 10 minutos e desligue o fogo. Deixe descansar por uma hora, antes de servir.


RECEITA DE - Chantily diet

Ingredientes
1 colher de (sopa) de gelatina em pó sem sabor
12 colheres de (sopa) de água fria
18 colheres de (sopa) de água fervente
18 colheres de (sopa) de leite em pó desnatado
5 colheres de (sopa) de suco de limão
3 colheres de (sopa) de adoçante culinário

Modo de Preparo
Amoleça a gelatina em água fria e junte a água fervente. Junte o leite em pó, o suco de limão e o adoçante , misture bem e leve ao freezer por 15 minutos. Retire e bata na batedeira até que adquira a consistência cremosa. Sirva sobre frutas, pudins, pavês e mousses.

RECEITA DE - Bolo Gelado de Frutas Silvestres

Ingredientes
1 receita de pão de ló diet básico
1 pacote de pudim de baunilha diet dissolvido em 400 ml de leite e preparado conforme as instruções da embalagem ou 500 ml de creme patissérie
2 chicara de frutas silvestres frescas ou congeladas (framboesas, morangos, amoras, blue berries, cassis )


Modo de Preparo
Descongelar as frutas, depois de descongelar colocar alguma gotas de limão e 2 colheres (sobremesa) de adoçante aspartame, para que as frutas soltem um pouco de caldo e para realçar a cor. Reservar. Cortar o pão de ló ao meio e rechear com metade do pudim ou creme patissérie, distribua 1 xícara das frutas, colocar a outra metade do bolo e cobrir com o restante do creme. Decorar com as frutas que sobraram e levar para gelar por pelo menos 1 hora. Retirar da geladeira e servir acompanhado de morangos frescos e folhas de hortelã.

RECEITA DE - Bolo Integral de Cenoura

Ingredientes
2 chicara (chá) de cenoura ralada no liquidificador (batida com o óleo e a canela)
2 chicara (chá) de farinha de trigo integral fina
1 chicara (chá) e ½ de óleo de milho
2 chicara (chá) de açúcar magro
1 colher (sopa) de fermento em pó
canela em pó a gosto
7 ovos

Modo de Preparo
Untar um refratário redondo com manteiga ou margarina e aquecer o forno em temperatura média. Bater as claras em neve (firme) e acrescentar o açúcar. Bater mais um pouco e acrescentar as gemas. Dispensar a batedeira. Acrescentar a farinha com o fermento e misturar bem (com o pão-duro ou espátula), sem bater. Acrescentar a mistura de cenoura, óleo e canela e incorporar bem, sem bater. Despejar no refratário e levar ao forno por cerca de meia hora.

RECEITA DE - Bolo de Morangos e Chocolate Light

Ingredientes
Massa:
1 xícara de (chá) de morangos amassados
½ xícara de (chá) de adoçante em pó
2 xícaras de (chá) rasas de farinha de trigo
1 colher de (sopa) de fermento em pó
4 ovos

Recheio:
1 caixinha de creme de leite light
100 gramas de chocolate meio amargo light
2 xícaras de (chá) de morangos

Modo de Preparo
Bata as claras em neve, junte as gemas e o adoçante. Amasse os morangos e alterne na massa com a farinha de trigo. Adicione o fermento e coloque em uma forma redonda média untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180ºc), por cerca de 30 minutos. Derreta o creme de leite com o chocolate e cubra o bolo. Enfeite com os morangos e sirva.

RECEITA DE - Bolo de frutas diet

Ingredientes
2 maçãs trituradas
1 banana com casca
3 colheres de (sopa) de stevia (adoçante de forno)
2 gemas e 3 claras
½ xícara de óleo de girassol ou canola
½ xícara de aveia em flocos grossos

Modo de Preparo
Liquidifique: ½ xícara de óleo, as maças, as gemas e as 3 claras. Reserve. Em uma tigela, coloque ½ xícara de aveia em flocos grossos e ½ xícara de farinha de trigo, 3 colheres de stevia (adoçante em pó forno), ½ colher de (café) de bicarbonato de sódio e por último a banana picada.Dica: Não se pré-aquece o forno quando se usa adoçante. Se quiser jogar um falso açúcar de confeiteiro é só misturar maizena com o adoçante e jogar por cima do bolo.

RECEITA DE - Brigadeiro

Ingredientes
3 colher (sopa) de cacau em pó sem açúcar
2 colher de sopa rasa de adoçante em pó
1 colher de sopa rasa de coco ralado
½ chicara (chá) de leite desnatado
25 gramas de chocolate dietético em barra
1 lata de leite condensado light

Modo de Preparo
Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo baixo Mexer bem até se desprender do fundo da panela, em ponto de enrolar. Deixar esfriar, enrolar e passar pelo coco ralado. Colocar em forminhas de papel e servir.